A Santa Ceia do Senhor


“Pois a Minha carne é verdadeira comida, e o Meu Sangue é verdadeira bebida.” João 6:55.

Em se tratando da Santa Ceia, é importante que nos relembremos do que diz a Confissão de Fé de Westminster.

CAPÍTULO XXVII - DOS SACRAMENTOS

I. Os sacramentos são santos sinais e selos do pacto da graça, imediatamente instituídos por Deus para representar Cristo e os Seus benefícios e confirmar o nosso interesse nEle, bem como para fazer uma diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo, e solenemente obrigá-los ao serviço de Deus em Cristo, segundo a Sua Palavra. Rm 6:11; Gn 17:7-10; Mt 28:19; 1 Co 11:23, 10:16, 11:25-26; Ex 12:48; 1 Co 10:21; Rm 6:3-4; 1 Co 10:2-16.

II. Em todo o sacramento há uma relação espiritual ou união sacramental entre o sinal e a coisa significada, e por isso os nomes e efeitos de um são atribuídos ao outro. Gn 17:10; Mt 26:27-28; Tt 3:5.

III. A graça significada nos sacramentos ou por meio deles, quando devidamente usados, não é conferida por qualquer, poder neles existentes; nem a eficácia deles depende da piedade ou intenção de quem os administra, mas da obra do Espírito e da Palavra da instituição, a qual, juntamente com o preceito que autoriza o uso deles, contém uma promessa de benefício aos que dignamente o recebem. Rm 2:28-29; 1 Pe 3:21; Mt 3:11; 1 Co 12:13; Lc 22:19-20; 1 Co 11:26.

IV. Há só dois sacramentos ordenados por Cristo, nosso Senhor, no Evangelho: O Batismo e a Santa Ceia. Nenhum destes sacramentos deve ser administrado senão pelos ministros da Palavra legalmente ordenados. Mt 28:19; 1 Co 11:20, 23-34; Hb 5:4.

V. Os sacramentos do Velho Testamento, quanto às coisas espirituais por eles significados e representados, eram em substância os mesmos que do Novo Testamento. 1 Co 10:1-4.

Esses são princípios básicos de fé com respeito à doutrina da Santa Ceia do Senhor. 

A Santa Ceia é uma parte importantíssima do culto cristão e é tido pelas igrejas reformadas como sendo um dos dois Sacramentos da igreja. Deste modo, ele é vital na doutrina cristã. Temos visto isso desde os tempos da reforma protestante com as grandes controvérsias, debates e confissões que têm sido desenvolvidas quanto a eucaristia. Por sua centralidade, não podemos deixar de lado tão grande doutrina na Igreja, e lidar com ela de modo impróprio no culto a Deus. (Site Bereianos).

Isso posto, vamos estabelecer uma coisa, nosso princípio de fé: Jesus é Deus, e portanto, tudo que Jesus falou foi Deus que falou porque Jesus e o Pai são um.

1 - A Santa Ceia do Senhor nos garante certeza de salvação

“Eu Sou o Pão Vivo que desceu do Céu; se alguém comer deste Pão, viverá para sempre; e o Pão que Eu darei pela vida do mundo é a Minha carne. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode Este dar-nos a Sua carne a comer? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o Seu Sangue, não tereis vida em vós mesmos.” João 6: 51-53.

Sabemos que a Santa Ceia em si não salva, mas foi o próprio Senhor Jesus que disse essas Palavras. Portanto, entendemos que não é o tomar a Santa Ceia, como um ato cerimonial, religioso, o motor da salvação, mas seu resultado. O ato de participar fiel e santamente da Santa Ceia do Senhor denota fé, obediência e o temor dos filhos de Deus. Se eles o fazem de coração ou não, Deus o sabe. Mas cremos que os crentes, apesar de pecadores que somos, participam desse ato sagrado em espírito de oração, confessando os seus pecados a Deus, e em consagração. 

Os que creem participam da comunhão, e sua participação é o resultado de terem sido alcançados pela maravilhosa graça divina. Os que creem tomam a Santa Ceia porque temem o Senhor, que diz que se alguém não comer a carne e beber o Sangue do Filho do Homem não tem vida em si mesmo. Essa expressão denota uma vida em total devoção e obediência a Cristo, alimentando-se dEle espiritualmente, dependendo dEle e vivendo para Ele. Isso é CORAM DEO! 

A expressão latina "Coram Deo" (diante de Deus) capta a essência da vida cristã. Refere-se literalmente a algo que ocorre na presença de, ou diante da face de Deus. Viver Coram Deo é viver a vida inteira na presença de Deus, sob a autoridade de Deus, para a glória de Deus. (Site Instituto Cristão de Formação Pedagógica).

2 - A Santa Ceia do Senhor nos dá garantia de vida eterna, e é condição para ressuscitarmos para a glória

“Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.” João 6: 54.

É Cristo que nos dá a vida eterna, e o ato de participar da Santa Comunhão nos confirma interiormente que somos filhos de Deus. Através desse ato sagrado nos vemos encorajados, induzidos amorosamente à santificação, sem a qual não podemos participar dessa comunhão que é Santa, e “sem a qual ninguém verá o Senhor” Hb 12:14.

A Bíblia é clara em afirmar que todos os seres humanos ressuscitarão no Último Dia, sendo que os salvos ressuscitarão para a vida eterna e os ímpios para a condenação eterna. A promessa de Jesus é que a participação na Santa Ceia é garantia da ressurreição para a vida eterna. Ou seja, os que tem convicção da vida eterna participam alegremente e com contrição da Santa Ceia do Senhor. Como num ajuste periódico de contas e reafirmação do Pacto dos que foram lavados e remidos no Sangue da Cruz, a Santa Ceia retifica e ratifica os votos que a Ele fizemos, firmados em Sua promessas que são eternas e não passarão.

3 - A Santa Ceia do Senhor é vital para nos fortalecer espiritualmente
 
“Quem come a Minha carne e bebe o Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, assim, quem de Mim se alimenta, também viverá por Mim.” João 6:56-57.

Creio que esse é o século do desânimo, jamais vi tantos crentes desanimados, apáticos, mundanizados e até caídos. Porque será? Certamente por não viverem em uma perfeita e íntima comunhão com Deus. A participação coerente na Santa Ceia é garantia de fortalecimento e renovação espiritual. Quando comemos o pão e bebemos o cálice estamos nos alimentando de Cristo e fortalecidos nEle e em Seu poder. Não participar da Santa Ceia causa enfraquecimento na fé e vulnerabilidade aos ataques do mundo, da carne e do diabo.

Permanecer em Cristo é perseverança, insistência e dedicação de modo incondicional. O que te faz permanecer em Cristo? 

Nós não estamos em Cristo porque Ele nos dá algo. 
Não estamos em Cristo porque temos promessas. 
Não estamos em Cristo porque Ele nos deve algo. 
Não estamos em Cristo para nos sentirmos bem.

Tudo isso acontece com quem está em Cristo, porém o que nos motiva a permanecer em Cristo é Ele mesmo. Não é algo externo a Ele, é Ele próprio. A vida com Ele nos é dada porque Ele nos salvou com Seu próprio Sangue e escreveu o nosso nome o Livro da Vida. Por isso que ao participamos da Santa Ceia estamos nos alimentando dEle, e simbolicamente, espiritualmente comemos da Sua carne e bebemos do Seu Sangue.

Conclusão

A - Observe a reação dos discípulos de 66 a 71. Muitos se escandalizaram e se retiraram, já não queriam mais andar com Ele. Porque não entenderam o significado do que Ele havia proposto. Estavam andando com Ele exteriormente, não de coração. E quando Ele exigiu a vida real, quando Ele colocou as coisas claramente diante de todos, expressando que somente esse compromisso real significava de fato, e mostrava quem era e quem não era dEle. É aí que temos uma das mais expressivas declarações de fé registradas nas Escrituras Sagradas, quando Simão Pedro diz: 

“Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que Tu És o Santo de Deus. João 6:67-69.

B - Por que tantos crentes não se incomodam e não tomam a Santa Ceia? Vivemos o século da "coisificação" do espiritual, o menosprezo daquilo que é mais sagrado; e a espiritualização de coisas e pessoas. Fujamos dessa inversão de valores que está destruindo a vida espiritual de muita gente, desviando-os da verdade.

C - O que a Santa Ceia significa para nós? O que a Santa Ceia significa para você? Esse é um bom momento para refletirmos acerca desse Sacramento. Temos tido a real convicção a respeito? Ou será que temos visto esse ato sagrado apenas como um mero ritual exterior? Que possamos nos firmar cada vez mais na Palavra de Deus, e jamais nos desviaremos da Verdade. Que Deus nos abençoe!


Paulo Sergio Visotcky da Silva
Soli Deo Gloria!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus